Exposição

De 8 a 19 de Março, no átrio em frente à sala dos professores e corredor anexo, na Escola Secundária do Cartaxo, realizar-se-á uma exposição tendo como temas principais:


Maus tratos a animais;


Animais em vias de extinção;


Tráfico de animais;


Adopção de animais;


Os animais nossos amigos *os subtemas encontram-se divididos em Terpaias com Aniamis e Cães a Serviço do Homem*;


Voluntariado *não se encontra desenvolvido no blog*.


Pretendemos com esta exposição informar e sensibilizar a comunidade acerca dos diversos aspectos da vida animal.


Quaisquer ideias que tenham para a exposição contactem-nos através do blogue ou pessoalmente.


Obrigado pela vossa atenção e não se esqueçam de aparecer!


Publicada por Projecto: Bem-Estar Animal em 22:15:00
 
Pretende Adoptar um animal?



Que condições possui para ter um animal junto de si?


Lembre-se que pode adoptar um animal nos Canis e/ou Gatis Municipais da sua região. Muitos cães e gatos estão à sua espera, cheios de afectividade para lhe dar. Ao adoptar um destes animais estará a oferecer-lhe o conforto e a segurança que ele nunca poderá ter sem um dono. Estará também a permitir que um outro animal seja recolhido da rua. São animais que já conheceram, bem de perto, a fome, a sede e o frio. Mas lembre-se, os animais precisam de muito empenho e tempo livre. Se vai adoptar um animal, deverá ter em consideração o seu estilo de vida e projectos futuros, e avaliar se terá tempo para o educar e satisfazer as suas necessidades, sejam as de alimentação, higiene, lazer e afectos.
Todos os animais de estimação representam um grande compromisso, que envolve vários aspectos, tais como:

• Disponibilidade financeira;

• Disponibilidade de tempo;

• Disponibilidade emocional;

• Disponibilidade de espaço.

Onde adoptar?

• No Canil Municipal a sua região pode adoptar um cão ou um gato. Os animais adoptados saem do canil com um microchip que permitirá a identificação do dono se ele se perder. A adopção implica a assinatura de um termo de responsabilidade, uma pequena conversa com o Médico Veterinário, e o pagamento da identificação electrónica e vacinação anti-rábica em regime de campanha.

Publicada por Projecto: Bem-Estar Animal em 11:36:00 0 comentários

Tráfico de Animais

O tráfico de animais consiste no acto de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e coleccionadores. Esse tipo de tráfico é responsável pela terceira actividade clandestina que mais movimenta dinheiro em todo o mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

O Brasil é um dos locais mais apreciados para o tráfico de animais, uma vez que possui uma enorme biodiversidade, apresentando uma grande variedade de fauna (peixes, aves, insectos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), sendo este factor bastante atractivo para os laboratórios de pesquisas e coleccionadores de animais.

Após capturados, os animais são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores, o papagaio é escondido forçadamente em tubos de PVC no fundo de uma mala, as cobras são presas em meias de nylon, entre outros métodos cruéis.

O tráfico de animais contribui bastante para o desequilíbrio ecológico. Muitos dos animais são retirados dos seus habitats naturais, havendo uma perda considerável na biodiversidade. Muitos desses animais não se adaptam à “prisão” que o homem lhes impõe, acabando mesmo por chegar ao seu destino já sem vida.

Muitas pessoas sonham em ter em casa um papagaio ou um macaco como animal de estimação. Mas não imaginam os prejuízos que isso pode causar à natureza:

• Cerca de 12 milhões de animais selvagens são retirados das florestas todos os anos para serem vendidos (é a segunda causa de destruição da fauna depois da desflorestação).


• De cada DEZ animais capturados, somente UM chega ao destino final (NOVE morrem no caminho, devido às péssimas condições de transporte).


• Ter um animal destes em casa é perigoso para a sua saúde e causa um grande sofrimento para o animal (ele deixa de se reproduzir, recebe uma alimentação inadequada e enfrenta uma grande solidão).


• Existem pessoas que compram animais, arrependem-se e depois não sabem o que fazer com eles (se soltarem o animal, este provavelmente irá morrer, uma vez que não sabe viver em liberdade; outros acabam por ser levados para os jardins zoológicos, que não têm a capacidade para receber dezenas de animais todos os dias).


• Todos os seres vivos dependem da Natureza para sobreviver, interagindo com a mesma. Os animais dependem da Natureza tanto a nível da sua alimentação, como também a nível do seu habitat natural. Se retirarmos os animais, acabaremos com tal interacção, o que se torna não só prejudicial para os animais como também para a Natureza.


• Acredita-se que o comércio ilegal de animais movimenta cerca de DEZ MILHÕES DE DÓLARES por ano em todo o mundo. Se mais ninguém comprar esses animais, os traficantes terão que mudar de actividade e milhões de animais deixarão de ser sacrificados. Se já tem um animal nessas circunstâncias, cuide bem dele! Mas não compre outro!

Publicada por Projecto: Bem-Estar Animal em 11:34:00 0 comentários



Empresas que não testam os seus produtos em animais

De seguida, podes encontrar a lista das marcas e seus produtos que não testam os seus produtos em animais, comprovando que não é preciso testar os produtos em animais para ter óptimos produtos.


Búfalo (produtos de limpeza)

Niasi (cosméticos e tintura)

Marcas: Biocolor, Biorene, Risqué

O Boticário (cosméticos)

Avon (cosméticos)

Beiersdorf (cosméticos)

Marcas: Atrix, Eucerin, Labello, Nivea,

Chanel (perfumes, roupas, jóias, cosméticos)

Christian Dior (perfumes e cosméticos)

Clarins of Paris (cosméticos)

Clinique Labs (cosméticos)

Estée Lauder (cosméticos)

Herbalife (suplementos, vitaminas, controladores de peso, cosméticos)

Revlon (cosméticos)

The Body Shop (cosméticos)

Victoria Secrets (cosméticos)

Publicada por Projecto: Bem-Estar Animal em 11:31:00 0 comentários



Empresas que testam os seus produtos em animais

Aqui podes encontrar a lista de algumas marcas e os seus produtos que são testados em animais.


Bic (canetas, lápis, isqueiros e lâminas de barbear)

Marcas:Bic

Calvin Klein (jeans, roupa íntima e perfumes)

Marcas: Calvin Klein, CK Be, CK One

Colgate-Palmolive (produtos de higiene, limpeza e nutrição animal)

Marcas: Colgate (Ajax, Hills Pet Nutrition, Palmolive, Pinho Sol, Protex, Ração Science Diet, Fabuloso, Feno de Portugal, Olá, Prevent, Ração Canine, Ração Prescription Diet, Soflan, Super Pop.

Coty (cosméticos)

Marcas: Adidas, Coty, Davidoff, Glow, Joop, Jovan, Kenneth Cole, Lancaster, Marc Jacob, Rimmel, Stetson.

Gessy Lever / Unilever (produtos alimentícios, de beleza, higiene e limpeza)

Marcas: Becel, Comfort, Denim, Gallo, Hellmann's, Knor, Linic, Lipton Ice Tea, Lux, Maizena, Omo, Organics, Pepsodent, Rexona, Sun, Sunsilk, Axe, Calvin Klein, Dove, Vasenol.

Henkel (cosméticos, produtos de limpeza e escritório)

Marcas: Diadermine, Neutrex, Persil, Schwarzkopf, Sonasol, Theramed.

Johnson & Johnson (produtos de beleza, higiene e farmácia)

Marcas: Aquaview, Aveeno, Carefree, Clean & Clear, Johnson´s, Johnson´s Baby, Johnson´s Bio, Neutrogena, OB, Roc.

L'Oréal (cosméticos)

Marcas: Biotherm, Cacharel Perfumes (Amor Amor, Anais Anais, Eden, Lou Lou, Noa, Gloria), Garnier, Giorgio Armani, Helena Rubinstein, Kérastase, Kiehl´s, Lancôme (Oui, Ô de Lancôme, Miracle, Tresoi, Poeme, Magie Noire), La Roche Posay, Matrix Essentials, Maybelline, Ombrelle, Plenitude, Ralph Lauren Perfurmes (Polo, Romance, Glamorous), Redken, Soft Sheen, Studio Line, Vichy.

Masterfoods: (rações para cães, gatos, roedores e pássaros)

Marcas: Pedigree (Biscrok), Royal Canin, Sheba, Whiskas.

Nestlé (higiene pessoal e rações para animais)

Procter & Gamble Co. (produtos alimentícios, higiene, limpeza e ração para animais)

Marcas: Herbal Essences, Gillette, Braun, Duracell, Oral B, Venus, Head & Shoulders, Hugo Boss, Old Spice, Pantene, Sunny Delight, Tampax, Wella.

Reckitt Benckiser (produtos de limpeza e cosmética)

Marcas: Airwick, Calgon, Colgonit, Dettol, Harpic, Quanto, Veet (cera depilatória), Woolite.

Schaering-Plough (cosméticos e produtos farmacêuticos)

Marcas: Afrin, Bain de Soleil, Banamine, Coppertone, Dr. Scholl´s, Vitamina C.

Publicada por Projecto: Bem-Estar Animal em 11:27:00 0 comentários

Experiências Científicas em Animias

Todos os anos, milhares de novos cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal são lançados no mercado. Potencialmente, muitos deles foram testados em animais em vários estágios do seu desenvolvimento. Antes de aparecerem nas estantes do supermercado, esses produtos passam por um longo e complexo processo de experiência que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à acção de gases em testes ultrapassados e desnecessários.

Em 1998, a Inglaterra decretou a proibição de testes em animais no processo de fabricação de cosméticos.


Teste de Draize


É utilizado para medir a acção nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. Após a sua testagem em animais, são observadas as reacções causadas à pele e aos olhos destes.

O Teste de Draize usado na testagem da irritação da pele consiste em imobilizar um animal enquanto são aplicadas em peles raspadas e feridas substâncias de um determinado produto. É utilizada fita adesiva, e que esta é firmemente pressionada sobre a pele do animal. Depois é arrancada violentamente, várias vezes, até que sejam visíveis camadas de carne viva.

Os coelhos são os animais mais utilizados nos Testes de Draize porque são baratos e fáceis de manusear. Os seus grandes olhos facilitam a observação dos resultados.


Publicada por Projecto: Bem-Estar Animal em 11:19:00 0 comentários




 

Sem comentários: