Projecto Bem-Estar Animal






Nós somos quatro alunas do 12º ano da turma C da Escola Secundária do Cartaxo, da área de Ciências e Tecnologias.

O nosso projecto está inserido na disciplina de Área de Projecto e intitula-se “Bem-Estar Animal”.

Com este projecto pretendemos ajudar o Centro de Bem-Estar Animal do Cartaxo, gerido pela APAAC (Associação Protectora dos Animais Abandonados do Cartaxo), na melhoria das condições de vida dos habitantes deste, e tentar mudar a mentalidade da comunidade do Cartaxo, alertando para algumas situações relacionadas com os maus tratos sofridos pelos nossos animais (quer domésticos quer selvagens).

Escolhemos este tema porque consideramos que nós não atribuímos o devido valor aos nossos animais que nos fazem tanta falta e porque lhes provocamos um grande e desnecessário sofrimento, devido ao facto de estarmos inseridos numa sociedade cada vez mais cosmopolita.

Ao longo do ano realizaremos diversas acções de naturezas diferentes de modo a alertar e sensibilizar a população, e mais especificamente os jovens, do Cartaxo para o sofrimento dos animais e apelar à sua generosidade para que todos possam contribuir para um mundo melhor e para que acabe o sofrimento destes animais com um pequeno gesto que é um grande passo para eles, ajudando o Centro de Bem-Estar Animal.

No 1º período realizar-se-á uma recolha de bens alimentares, higiénicos e de saúde na escola e em locais de comércio relacionados com os animais e farmácias.

No 2º período haverá uma exposição de informação na escola sobre o bem-estar animal e, por fim, no 3º período realizaremos uma palestra integrada na nossa apresentação final, que será o resultado do nosso projecto desenvolvido ao longo do ano lectivo 2009/2010.